Pesquisa britânica relaciona produtos de limpeza a asma

Pesquisa britânica lista profissões de risco para desenvolvimento da doença e destaca importância de manejo seguro de algumas substâncias.

Pessoas que trabalham com produtos de limpeza possuem mais chances de ter asma, afirmam cientistas britânicos, que publicaram um estudo sobre o tema na revista médica Thorax.

A pesquisa, do qual participaram mais de sete mil pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram a doença depois dos 50 anos. Ela identifica 18 profissões de alto risco , sendo que quatro destas  estariam relacionadas ao setor de limpeza.

No topo do ranking das ocupações estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos. Também estão inclusos faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cabeleireiros e funcionários de lavanderia.

Segundo os especialistas, o responsável pela maior incidência de asma é o ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia.

A cientista Rebecca Ghosh, que coordenou a pesquisa, explica que produtos de limpeza estão começando a ser reconhecidos como um dos responsáveis pela causa de asma. Em busca de reduzir este mal, já há instruções sobre procedimentos padrões para o uso seguro desses materiais. Ghosh afirma que as empresas devem controlar a exposição de seus funcionários a substâncias perigosas e relatar todos os casos de asma ocupacional.

“Os empregadores, empregados e profissionais de saúde ainda têm pouca informação sobre a asma ocupacional. Conscientizar as pessoas de que essa é uma doença quase totalmente evitável seria um passo importante na redução da sua incidência”, afirma.

Fonte: Novo Hamburgo com informações de BBC Brasil

Postagens populares