Entrevista com o blogueiro, Carlos Cardoso


Hoje exibimos entrevista exclusiva do Sintoonize, com o analista de sistemas, blogueiro e escritor, carioca, Carlos Cardoso. Que atente no twitter por @cardoso, dono do blog 'Contraditorium', que em 2006, foi escolhido pelo IDG Now como um dos 10 blogs mais populares da Internet Brasileira.


1. O que o levou ao mundo dos blogs?


Vontade de mudar de vida, queria sair do mundo corporativo, cansei de ser Analista de Sistemas, decidi uma mudança radical e o que eu sabia fazer além de programar era escrever. Blogs me pareceram uma opção lógica, embora ousada, ainda mais em 2004. Eu já tinha escrito profissionalmente antes, contrariando a lenda de que só Paulo Coelho e Jorge Amado sobrevivem de livros (e o Jorge não anda com boa aparência) no Brasil, mas o processo editorial seria lento demais, eu queria e queria na hora. Daí o blog.


2. Desde o início você via nos blogs uma fonte de renda ou tudo começou por diversão?


Eu sempre tive sites, o carloscardoso.com é BEM antigo, já rodou sob PHP Nuke, tinha incríveis dezenas de visitantes mensais e chegou a fazer US$1,00 em AdSense, no Período de um ano. Só encarei os blogs como fonte de renda quando decidi, bem... fazer deles minha fonte de renda.


3. Você sentiu a necessidade de largar o holerite para se dedicar integralmente aos blogs ou largou porque o dinheiro que ganhava com os blogs já era o suficiente?


Larguei primeiro, antes dos blogs começarem a dar dinheiro. A dedicação integral foi parte do segredo do sucesso. Não dá pra produzir e crescer sem aplicar TEMPO no projeto. Recebo o tempo todo mensagens de gente reclamando que o blog não cresce, mas você vai lá, o sujeito escreve uma vez por mês. Assim não rola. É preciso todo um trabalho de produção de conteúdo E socialização.


4. Como é ser blogueiro por profissão?


Todas as vezes que eu estou puto com o mundo, de saco cheio de blogs e prestes a botar o passe no mercado, levanto, vou pro bar e passo o dia tomando cerveja e vendo seriados. Aí percebo que o blog é uma das poucas atividades que me dariam essa liberdade.

Ser blogueiro é ótimo, mas corremos o mesmo risco de todo mundo que é o próprio patrão: insubordinação. Se eu for pro bar todo dia, não escrevo. Se não escrever, não ganho. É preciso ser um patrão FDP, algumas horas. Aí funciona.


5. Você acredita que o crescente aumento do número de blogs na rede seja benéfico ou maléfico para quem queira gerar receita com blogs?


Não acho maléfico, o filtro da qualidade continua existindo, quanto mais blogs bons mais a mídia será reconhecida como legítima. É mais fácil surgirem 10 blogs bons de 10000 blogs novos, do que de 100 blogs novos, então quanto mais gente entrando, melhor.

A comparação é com a TV a Cabo. É muito mais fácil achar algo bom em 150 canais do que nos 5 ou 6 da TV Aberta, exceto nas tardes de domingo, onde NADA em lugar NENHUM é bom.


6. Em um post seu no ‘contraditorium’, você fala do uso indiscriminado de anúncios para monetização, como o Adsense, Submarino e mercado livre. Em sua opinião qual seria o melhor?


Cada caso é um caso, mas SEMPRE quanto mais tempo você dedica à ferramenta de monetização, mais você ganha. Não existe mágica. Se você passar um mês estudando o comportamento do AdSense no site, testando layouts, conseguirá muito mais do que quem coloca e esquece.

Já o Submarino, pode rende uns caraminguás em um post aleatório, mas uma boa resenha de um livro rende um excelente retorno, se tiver links de venda da obra. A diferença é o TEMPO investido.


7. Qual a tarefa mais árdua para um blogueiro obter êxito e por quê?


Achar seu estilo próprio. É algo tão complicado que mais de 300 usuários do Orkut usam o “Quem sou Eu” do Inagaki, e se o sujeito não consegue sequer falar de si mesmo, tendo que roubar uma biografia pessoal de outro, como vai produzir algo original, diferente, pessoal?

O momento mais complicado na vida de um blogueiro típico é quando ele percebe que postar as mesmas montagens, imagens engraçadinhas e vídeos do YouTube que o Kibeloco NÃO Irão transformá-lo em um blogueiro de sucesso.

8. Você acha que o twitter seja um grande aliado dos blogueiros na hora da divulgação?


Twitter? O que é isso?

OK, OK. O Twitter hoje é FUNDAMENTAL! Se um texto seu é retuitado por gente com muitos seguidores reais (não adianta ter 35 mil usuários de scripts) o efeito é imediato. Em 90% das vezes o blog chega a sair do ar.

Como a velha mídia passou a acompanhar as celebridades tuiteiras, se uma delas (que cá pra nós cagam e andam pra essa papagaiada de celebridade) der um RT seu, corre o risco de ir parar no Jornal Nacional, ou então na Sônia Abrão, mas aí recomendo que corra.

Hoje mesmo um texto meu foi recomendado via comentários de blog para o Mauricio Stycer, colunista do UOL. Ele repassou a recomendação via Twitter, quando vi um monte de gente estava re-repassando. É um efeito cascata inédito, pois antigamente para recomendar um post o sujeito precisava ter um blog também, por assim dizer.


9. A prática de SEO é essencial num blog de sucesso ou o conteúdo é o que importa?


Eu instalei um plugin de SEO no Wordpress uma vez, depois deixei pra lá. Sei que um tempo atrás estava rolando um fuzuê na Internet por causa de fotos da Mariana Belém (filha da Fafá) pelada. Fiz um post explicando o caso, publiquei.

Alguns minutos depois eu era o primeiro resultado do Google para “Mariana Belém Pelada”. Quer mais SEO que isso?


10. Para você qual o motivo do seu sucesso?


É o meu jeitinho ;)

As pessoas gostam de vilões e o conceito é flexível, no nosso mundo maniqueísta. Qualquer um que não se comporte segundo as regras hipócritas Básicas é vilão. Mas se tem conteúdo e argumentação, se fala algo que o leitor concorde, digievolui e vira anti-herói.

Daí tanta gente falar que não gosta de mim mas é obrigado a concordar. Só que sem a minha atitude, a argumentação cairia na vala comum do politicamente correto. Quem se vê “obrigado” a concordar hoje nem se daria ao trabalho de ler um texto igual a tantos outros, cheio de pedidos de desculpas e justificativas.

As pessoas gostam de ver anti-heróis em ação, alguém que desafia o Sistema, vence na argumentação e é reconhecido mesmo indo contra todas as regras estabelecidas é algo a se admirar, mesmo que formalmente condenem.

Não se engane, se eu falasse besteira, se minhas opiniões não fossem alicerçadas em fatos, eu já seria História. Por isso não tenho imitadores bem-sucedidos, não é fácil ser eu. Eu mesmo me canso às vezes.


11. Qual dica que você dá aos novos blogueiros?


Escrevam sobre o que gostam, é a melhor forma de garantir material de qualidade. Achem um tema e trabalhem o nicho. FUJAM do blog genérico, que fala de tudo. Esse não fala bem de nada, é sempre superficial.

Há blogs de maquiagem com muitas centenas de milhares de visitas, é gente com vídeos no YouTube na faixa de 300 mil visualizações, e é algo que teoricamente toda menina sabe fazer.

Não importa o nicho, a menos que você se especialize em algo MUITO específico, como um blog voltado para fotos e vídeos de adolescentes orientais grávidas amputadas, terá seu público, e bem maior e mais fiel do que um blog genérico.


Veja Também:


Postagens populares