Dilma promete erradicar a pobreza extrema até 2014

Ao visitar um dos estados mais pobres do país, o Piauí, a presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou na tarde desta sexta-feira, durante a cerimônia de entrega de 400 unidades habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida”, em Teresina, que irá erradicar a pobreza extrema no país até o início de 2014. Ela lembrou que, no Piauí, 700 mil pessoas saíram da pobreza extrema em 2012.

- Ninguém nos respeitará se deixarmos parte da população em condição de pobreza extrema. O objetivo é completar o processo de extinção da miséria no Brasil até 2014 e é óbvio que não vai ser no dia 31 de dezembro. Em boa parte dos estados do país vamos fazer isso ainda em 2013 e, para 2014, queremos completar. É por isso que essa frase que simboliza o meu governo – ‘Um país rico é um país sem pobreza’ – é muito importante, porque no passado, no Brasil, se achava que era possível o país se desenvolver e crescer, e as pessoas ficarem pra trás. Nós não achamos isso. Nós achamos que o país vai crescer se as pessoas crescerem junto com ele – disse.

Dilma também criticou pessoas que, segundo a sua avaliação, seriam “pessimistas”. Ela disse que, em 2012, o país se preparou para o crescimento que virá em 2013:

- É impossível levar desenvolvimento sem atacar vários problemas. Mesmo contrariando os pessimistas, iremos procurar todas as oportunidades que tivermos.

A presidente não comentou o apagão que deixou 33 cidades do Piauí sem energia elétrica no início da manhã de quinta-feira. O blecaute atingiu 394 mil consumidores e, segundo Nota de Esclarecimento da Eletrobrás Distribuição Piauí, foi provocado por um curto-circuito em um transformador da subestação localizada no bairro Tabuleta, em Teresina. Dilma Rousseff, no entanto, destacou que a prioridade do governo no setor energético é continuar buscando petróleo e, principalmente, gás.

- Têm várias bacias no Brasil para serem descobertas, e geralmente são marítimas. Parece que gás temos em bacias como a do São Francisco e do Parnaíba. Por isso, é fundamental começar os estudos para encontrar mais petróleo e gás no país. Já achamos o pré-sal, agora é importante achar gás, sobretudo em bacias sedimentares – disse a presidente, ao comentar os altos custos de extração de petróleo e gás no mar.

Sobre as cobranças de prefeitos e parlamentares para que o governo federal envie recursos aos municípios, Dilma disse que o problema está no fato de que os gestores “querem receber em um Natal só os presentes dos próximos anos. Aí não tem quem aguente”.

Dilma destacou a necessidade de parceria com os prefeitos eleitos em 2012, independente de filiação partidária.

- Nós todos somos batizados na mesma pia, recebemos os votos populares e somos obrigados a fazer parcerias com os prefeitos eleitos no ano passado – pontuou.

Fonte: O Globo

Postagens populares