David Bowie lança novo single depois de 10 anos

O britânico ícone do rock David Bowie quebrou o jejum musical de uma década nesta terça-feira com o seu novo single e o anúncio de que lançará um álbum em março.

O novo single coincide com a comemoração de seu aniversário de 66 anos de idade.

O astro do rock surpreendeu os fãs ao postar na internet um vídeo do single chamado "Where are We Now?" em seu site (www.davidbowie.com), que em breve estará disponível para download no iTunes.

O novo disco, "The Next Day", será lançado no dia 11 de março.

Nestes últimos anos, Bowie permaneceu em silêncio sem lançar novas músicas desde seu último álbum "Reality" (2003) e sem subir aos palcos desde 2006.

Em 2004, o artista foi submetido a uma intervenção cirúrgica para desobstruir uma artéria.

"O dia 8 de janeiro será o aniversário de David Bowie, um ótimo momento para que esse tesouro reapareça do nada". Esta frase foi publicada em seu website.

"Jogar com as sombras e evitar a linha de produção industrial é muito a cara de David Bowie apesar de ter um arquivo musical extraordinário", acrescentou.

A nova música foi escrita por Bowie e gravada em Nova York.

O álbum terá 14 faixas e ainda uma versão bônus com mais três canções.

Na última década, Bowie, cujo nome real é David Jones, viveu com sua esposa Iman, uma modelo americana de origem somali, e sua filha em Nova York.

O silêncio nas rádios apenas foi quebrado nestes últimos anos com especulações e boatos de que um novo disco seria lançado. E nas telas, ele teve uma pequena participação no filme "High School Band" ("Band Slam", 2009).

O vídeo gravado para o single remonta à década de 70, período em que Bowie viveu em Berlim.

As imagens projetam seu rosto no corpo de um fantoche e ainda mostram uma oficina mecânica de carros embaixo do edifício onde morava na cidade alemã, que depois foi dividida entre Berlim Ocidental e Oriental. Neste período, ele produziu a trilogia de discos "Low", "Heroes" e "Lodger".

O vídeo foi dirigido pelo artista Tony Oursler, parceiro de Bowie.

Em post no Twitter, o filho do roqueiro britânico, diretor Duncan Jones, conhecido também como Zowie Bowie, pede que os fãs do cantor divulguem o trabalho do pai.

"Seria ótimo se todos vocês pudessem divulgar este novo álbum. Único em dez anos, é uma boa!", escreveu Jones que fez um tributo à nova música de seu pai ao receber um prêmio por seu filme "Moon".

O estilo andrógino de David Bowie e suas roupas excêntricas usadas como parte de seu alter ego Ziggy Stardust e Aladdin Sane nos anos 70 chacoalharam o mundo do rock e o alavancaram rumo ao estrelato.

Em quase 50 anos de carreira, Bowie vendeu cerca de 140 milhões de discos.

O Museu Vitória e Alberto (V&A), em Londres, de design e arte decorativa, celebrará sua carreira com uma exposição em março reunindo letras escritas à mão, desenhos, além de mais de 60 peças de figurino originais, fotografias e instrumentos.

Das roupas que serão expostas, está o "bodysuit" de Ziggy Stardust de 1972, outro listrado usado em 1973 durante a turnê Aladdin Sane e um casaco da Union Jack desenhado por Bowie e Alexander McQueen.

Postagens populares