Brad Pitt pretende ir à China, após ser banido

O astro de Hollywood Brad Pitt escreveu um post nesta segunda-feira numa rede social da China anunciando que em breve visitará o país. "É verdade. Sim, estou chegando...", postou o artista em sua conta no Sina Weibo, uma das redes sociais de microblogs mais populares da China.

Em sua publicação, não ficou claro que o ator vai fisicamente à China. Muitos sites publicaram que Brad Pitt teria sido proibido de entrar no país após ter estrelado o filme "Sete Anos no Tibet" (1997).

Naquele ano, o jornal China Daily, ligado ao governo chinês, noticiou que Hollywood "nunca seria perdoada" por ter realizado uma série de longas na região. A imprensa chinesa citou especialmente o filme protagonizado por Pitt, assim como "Justiça Vermelha" e "Kundun", estrelado por Richard Gere e dirigido por Martin Scorsese.

A China promove uma campanha sistemática contra o Dalai Lama, o líder espiritual tibetano no exílio, por sua luta pela independência do Tibet. O jornal chinês publicou ainda que os filmes de Hollywood "distorceram totalmente os fatos e eventos históricos".

Em menos de seis horas após a publicação no microblog, a conta de Brad Pitt na rede social Sina Weibo foi bombardeada por comentários e somou mais de 100 mil seguidores. "Traga Jolie também", dizia um dos comentários. O governo chinês mantém um controle restrito da internet no país e bloqueia websites populares no Ocidente como Twitter e Facebook.

Postagens populares