“Sou periguete. Estou gostosa?”, Madonna durante show no Rio

Provocante. Destemida. Diva. Incansável. Pulsante. Prafrentex. Audaciosa. Todos os adjetivos cabem em Madonna. O que se viu em 1h48 de apresentação foi uma jovem senhora de 54 anos em plena forma. É verdade que ás vezes parece que vai faltar fôlego para tantas acrobacias e coreografias de um lado para o outro do palco, mas fica só nisso. Parece que vai faltar. Não falta.

Na frente de um palco com telões em chamas, Madonna pula, passa a mão nos bailarinos de peito desnudo, anda de slackline enquanto canta sucessos novos e antigos, é prensada por um espartilho, levanta a saia e mostra o bumbum, escala uma parede, dá tiros e rebola. Como rebola.

Previsto para começar às 21h, logo após a apresentação de uma dupla de DJs, a americana só deu o start em seu show da turnê “MDNA” às 23h. O público presente ao Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, neste domingo (2), não perdoou o atraso e, sob vaias, aguardou os minutos que antecederam o espetáculo. A chuva, que ameaçou cair durante toda a tarde, deu trégua.

Já no começo, as seis primeiras músicas remeteriam a um show visual de uma catedral gótica como cenário. Cantos hebraicos dos "bispos" interpretados pelo trio basco Kalakan, logo após as badaladas de sinos, anunciavam o que viria pela frente: Madonna, tal qual uma santa, cantando “Girl Gone Wild”, junto a seis dançarinos. Todos eles, vestidos de monges, tiraram a capa e dançaram com saltos altos e calças justíssimas.

Na segunda parte do show, ela surge mais colorida, menos soturna. É a vez de “I don't give a...”, tendo no telão participação de Nicki Minaj. Emenda com “Best friend” e trechos de “Heartbeat”. A saia rodada de líder de torcida e o chapéu de cartola das dançarinas ao redor lembram Xuxa e suas paquitas dos anos 80. Ao todo, nove trocas de roupa. Tudo cronometrado para dar certo em poucos minutos. Contando aí o strip-tease da noite, quando ela vai perdendo partes de seu figurino até ficar de lingerie. É o momento mais provocante, no sentido sexual da palavra – visto que o show é todo uma provocação, seja aos dogmas religiosos, ao estilo americano e até a cultura pop.

Loura periguete

A cantora tentou se comunicar ao máximo com o público, que respondia com aplausos. Ao exibir as costas, criou uma interrogação na cabeça dos seus súditos. Uma imensa tatuagem com a palavra “PERI”. Num dos momentos mais quentes, ela se despe ficando só de calcinha e sutiã, durante a música “Human Nature”. Vira outra vez de costas e todos podem ler o restante da tatuagem: “GUETE”, formando a palavra “periguete”. É como ela se definiria. “Eu sou uma periguete. Vocês me acham gostosa? Eu estou gostosa? Vocês estão safados demais”, disse.

E pediu dinheiro pela performance de periguete. Foi até a beira do palco para ver quem teria coragem de enfrentá-la. Um fã sacou uma nota de dez reais e a entregou. Como retribuição, Madonna chupou seu dedo.

Postagens populares