Praça de João Pessoa ganha escultura de Jackson do Pandeiro

A Praça Rio Branco, localizada no Centro de João Pessoa, recebeu nesta sexta-feira (31) uma nova escultura. O homenageado foi o músico paraibano Jackson do Pandeiro, que teria completado 93 anos neste dia se ainda fosse vivo. A obra é de autoria do artista plástico Jurandir Maciel.

Escultura foi fundida em broze e também reproduz o pandeiro e um banco de praça (Foto: Andrea Gisele/Secom-JP)

Esteve presente na solenidade de inauguração dona Neuza Flores, viúva do homenageado. Quem abriu o evento foi a Banda Municipal 5 de Agosto, seguida pelo Coral Vozes da Infância, que apresentou um repertório baseado em sucessos de Jackson do Pandeiro, como “Sebastiana” e “Cantiga do Sapo”. A obra foi instalada pela Prefeitura de João Pessoa.

Durante a inauguração da escultura, dona Neuza Flores, viúva do artista, disse que se sentia emocionada com a homenagem e que a praça foi o ponto ideal para instalar a obra de arte. “É um lugar onde todos poderão ver e garanto que se ele estivesse vivo ele também estaria muito feliz”, disse.

“Já homenageamos outros artistas populares e, ele não poderia ficar de fora, pois é um extraordinário músico e muito importante na formação da música popular brasileira. Como na Praça Rio Branco está prosperando uma atividade cultural de expressão musical, se faz um lugar adequado para a estátua de Jackson”, disse o prefeito Luciano Agra na ocasião.

Escultura

Além do corpo completo do músico, a escultura reproduz também um pandeiro e um banco de praça. Assim, as pessoas que passarem pelo local poderão interagir com a estátua e posar para fotos. A obra de arte, fundida em bronze, tem 1,80m de altura e pesa aproximadamente 600 kg.

Fonte: G1|Paraíba

Postagens populares