Óleo de coco ajuda a combater cárie dentária e afta

 Óleo de coco é capaz de combater as bactérias que causam cárie dentária, segundo um estudo do Instituto Athlone de Tecnologia, na Irlanda. Os cientistas sugerem que o óleo é um antibiótico natural que poderia ser adicionado a produtos comerciais de cuidados dentários. A pesquisa foi apresentada durante uma conferência de microbiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido.

 Os pesquisadores testaram a ação antibacteriana do óleo de coco em seu estado natural e do óleo de coco modificado com algumas enzimas. Eles foram utilizados contra bactérias ‘Streptococcus’, comuns habitantes da boca. O estudo concluiu que o segundo tipo de óleo, o modificado em laboratório, inibiu fortemente o crescimento da maioria das bactérias, inclusive a da espécie Streptococcus mutans, produtora de ácido e principal causa de cáries dentárias.


Testes adicionais realizados pelo mesmo grupo de cientistas descobriram ainda que o óleo de coco modificado ajudou a combater o fungo Candida albicans, causador de aftas. Assim, a pesquisa sugere que o óleo de coco pode ser um importante componente de produtos comerciais que cuidam da saúde oral.

“A cárie dentária é um problema de saúde comumente ignorado, apesar de afetar de 60% a 90% das crianças e a grande maioria dos adultos nos países industrializados”, disse Damien Brady, coordenador do estudo. “Com o aumento da resistência aos antibióticos, é importante voltarmos nossa atenção a novas formas de combater a infecção microbiana”, afirmou ele.

Fonte: Época

Postagens populares