Lenovo compra CCE e aumenta disputa no mercado

Para a empresa de análise em inteligência de mercado Internacional Data Corporation (IDC), o anúncio da aquisição da CCE por parte da Lenovo, realizado nesta quarta-feira, pode ser considerado um movimento decisivo da multinacional na busca pela liderança do mercado de PCs no Brasil.

Em médio prazo, a IDC acredita que ocorrerão mudanças de posições e disputas cada vez mais acirradas por liderança em todo o segmento de bens de consumo de tecnologia. Em comunicado, a IDC Brasil diz que o audacioso investimento da Lenovo se justifica pela atratividade do mercado brasileiro, que em 2011 ocupou a terceira posição no ranking mundial de consumo de computadores.

Mundialmente, a compra da CCE representa um pequeno passo para a Lenovo rumo à liderança, porém, confirma sua pretensão neste sentido. O posicionamento da empresa, focado fortemente na atuação em países emergentes, ganha reforço com a transação voltada ao mercado brasileiro.

A aquisição da CCE também impulsiona a tendência de companhias multinacionais dominarem o mercado de computadores no Brasil. Em 2008, estas empresas detinham somente 22% do volume de vendas de PCs no País. Já em 2011, foi registrado um percentual de 43%. Tal panorama é uma realidade provocada pelo alto poder de investimento e competitividade das empresas estrangeiras frente às nacionais.

Com a operação, a Lenovo, além de se ver livre das altas taxas de importação de produtos para o Brasil, poderá aproveitar a infraestrutura da CCE para incrementar a produção de computadores e ainda contar com a possibilidade de expandir negócios, como produção de TVs, celulares e tablets - tudo incluindo benefícios fiscais para a companhia.

Fonte: Terra

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