Button vence GP da Bélgica

Button beija a namorada para comemorar (Foto: Reuters)
Jenson Button venceu o Grande Prêmio da Bélgica neste domingo largando na pole position após um acidente logo na primeira curva que encerrou as esperanças de Lewis Hamilton, seu companheiro de McLaren, e de Fernando Alonso, que lidera o campeonato com a Ferrari.

Button passeou no circuito belga, recebendo a bandeirada 13,6 segundos à frente de Sebastian Vettel, da Red Bull, que venceu a mesma prova no ano passado também saindo em primeiro.

O finlandês Kimi Raikkonen deu a terceira colocação à Lotus.

Alonso, que largou com uma vantagem de 40 pontos sobre o australiano Mark Webber, da Red Bull, torcia por uma 24a chegada com pontos que igualaria o recorde da modalidade, mas viu o sonho se estilhaçar em uma nuvem de fibra de carbono em questão de metros.

Sua liderança foi reduzida para 24 pontos, e Vettel subiu para segundo na tabela. Webber caiu para terceiro, 32 pontos atrás do líder Alonso.

O espanhol pode ao menos se considerar sortudo por não ter sido atingido na cabeça pela Lotus do francês Romain Grosjean, cujo carro praticamente voou depois de bater com Hamilton.

"Foi uma boa largada, e depois um grande estouro. Não vi a imagem, mas o principal é que estamos todos bem. Não sei se entrei rápido demais", disse Grosjean.

Sergio Pérez, da Sauber, também saiu da prova no mesmo incidente, uma péssima tarde para a equipe suíça depois de uma sessão de treino no sábado que prometia muito, já que seus dois carros ficaram nas duas primeira fileiras.

Kamui Kobayashi, o segundo piloto japonês a largar na primeira fila na história, foi igualmente atingido no caos da primeira volta, e mesmo tempo retornado à pista chegou na 13a colocação.

A 14a vitória da carreira de Button, e sua primeiro no circuito de Spa, veio em sua 50a corrida com a McLaren.

"Este circuito é tão especial para tantos pilotos, a maneira como o carro anda e sua história, que receber a bandeirada da vitória é muito especial", afirmou o campeão de 2009 após sua segunda vitória na temporada.

O alemão Nico Hulkenberg, da Force India, cruzou em quarto lugar, o melhor resultado de seu time na temporada, seguido do brasileiro Felipe Massa e de Webber.

O heptacampeão Michael Schumacher comemorou seu 300o GP com a sétima colocação para a Mercedes, depois de chegar a ficar em segundo no circuito onde começou sua carreira em 1991.

A dupla Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, chegou em oitavo e nono, uma grande virada para a escuderia italiana às vésperas da prova em casa no GP de Monza do próxima final de semana.

Postagens populares