Brasil perde para o México e dá adeus ao ouro olímpico

Parecia ser a melhor chance para o Brasil finalmente acabar com o tabu de jamais ter conquistado uma medalha de ouro no futebol em Jogos Olímpicos, mas acabou em nova decepção com uma derrota por 2 x 1 para o México na final dos Jogos de Londres, disputada em Wembley, neste sábado.

Considerados os maiores rivais do Brasil na busca pelo ouro, Espanha e Uruguai ficaram pelo caminho e o time do México, desfalcado de Giovani dos Santos, um de seus principais jogadores, não estava cotado para bater Neymar, Oscar e outros. Mas, a exemplo do time principal, o México mais uma vez causou problemas para o Brasil.

Essa foi a terceira derrota em três presenças do Brasil numa final olímpica, após ficar com a prata também em Los Angeles-1984 (2 x 0 para a França) e Seul-1988 (2 x 1 para a União Soviétiva). O Brasil ainda tem dois bronzes, em Atlanta-1996 e Pequim-2008.

Com menos de 30 segundos o Brasil já estava perdendo em Wembley.

Rafael, que segurou demais a bola, ficou preso pela marcação mexicana na lateral direita e fez um passe apertado para Sandro, que não conseguiu dominar e deixou Javier Aquino desviar. Oribe Peralta pegou a sobra, avançou, e bateu da entrada da área, no canto do goleiro Gabriel, para marcar o gol aos 29 segundos.

O Brasil levou tempo até conseguir encaixar um primeiro ataque, dando sinais de nervosismo com a desvantagem. Só conseguiu chutar ao gol adversário aos 19 minutos, numa jogada de Leandro Damião pela esquerda finalizada dentro da área por Oscar. O goleiro Jesús Corona encaixou.

Assim como na semifinal contra a Coreia do Sul, o técnico Mano Menezes barrou o meia-atacante Hulk --um dos três jogadores com mais de 23 anos-- e escalou em seu lugar Alex Sandro, que tem mais característica de marcação.

Logo aos 31 minutos, o treinador foi obrigado a reverter a mudança e colocou Hulk em campo para tentar mudar o quadro da partida. Num chute dele de fora da área, Corona espalmou e Damião chegou no rebote, obrigando o goleiro a outra defesa.   

Fonte: Reuters

Postagens populares