Assange desafia Estados Unidos

Julian Assange, fundador do site Wikileaks, criticou os Estados Unidos neste domingo da varanda da embaixada do Equador em Londres, onde ele se refugiou para evitar a prisão, e desafiou o presidente Barack Obama a encerrar o que ele chamou de caça às bruxas contra o seu site.
 
Assange afirmou que os Estados Unidos estão arriscando desviar o mundo para uma era de opressão jornalística.

"Enquanto o Wikileaks estiver sob ameaça, a liberdade de expressão e a saúde de todas as nossas sociedades também estarão", disse o fundador do site, vestindo gravata marrom e camisa azul.
"Eu peço ao presidente Obama para fazer a coisa certa: os Estados Unidos devem renunciar à sua caça às bruxas contra o Wikileaks", afirmou durante um discurso de dez minutos, o qual ele finalizou com os dois polegares para cima, diante da imprensa mundial.

Assange, 41, se refugiou na embaixada do Equador em junho, depois de o Judiciário britânico recusar os seus apelos contra a extradição para a Suécia, onde ele é acusado de abusar sexualmente de duas mulheres. Ele diz temer que a Suécia o entregue aos Estados Unidos, que negam envolvimento no tema.

O asilo concedido pelo Equador é o mais recente episódio da turbulenta trajetória de Assange desde que ele enfureceu os Estados Unidos e os seus aliados ao vazar pelo Wikileaks cententas de milhares de mensagens sercretas diplomáticas e militares em 2010, revelações que constrangeram Washington.
Neste domingo, Assange fez a sua primeira aparição pública desde que se refugiou na embaixada do Equador.

Apesar de ter de assistir Assange desafiar a principal potência mundial de uma varanda de Londres, o Ministério do Exterior britânico não quis comentar a aparição.
Fonte: Reuters

Postagens populares