Google Fiber oferece internet de 1Gbps

O Google afirmou nesta quinta-feira que começará a oferecer planos de internet ultrarrápida, além de pacotes de TV a cabo, no final deste ano. O serviço, porém, só será disponibilizado na cidade do Kansas, em Missouri, nos Estados Unidos. O projeto, ainda em fase piloto, coloca a companhia, conhecida como a mais popular plataforma de buscas, entre os concorrentes do setor de telecomunicações.

A infraestrutura de fibra óptica permite à empresa oferecer internet até 100 vezes mais veloz do que os pacotes oferecidos, atualmente, nos Estados Unidos. A iniciativa foi anunciada, pela primeira vez, em fevereiro de 2010, e acabou sendo adiada em razão da infraestrutura necessária para a oferta desse tipo de produto. A demora no início da operação, segundo o próprio Google, deve-se à instalação das fibras ópticas e dos acordos com as companhias de mídia para a inclusão de vídeos em seus pacotes de TV.

Para dar início ao serviço chamado Google Fiber, a empresa deu início na última terça-feira ao cadastro dos residentes da região. "Desde 2000, pequenos progressos foram feitos na área de acesso", disse Patrick Pichette, CFO do Google, durante um evento no Kansas. Ele confirmou, ainda, que a média de velocidade nos Estados Unidos é de 5,8 megabites por segundo, mas que já existem opções mais velozes aos usuários.  

Pelo pacote de 1.000 megabites por segundo do Google, além do serviço de TV, os americanos pagarão 120 dólares por mês. Os interessados apenas no serviço de internet pagarão uma mensalidade de 70 dólares. Também será oferecido um pacote "gratuito" de cinco megabites por segundo para todos os residentes da região. Para ter acesso ao serviço, no entanto, o usuário terá de pagar uma taxa de adesão de 300 dólares.

Fonte: Veja


Postagens populares