Existem 30 milhões de crianças pobres em países ricos

Crianças da Romênia durante visita da Unicef em Sofia
(AFP, Nikolay Doychinov)
Os 35 países mais ricos do mundo concentram 30 milhões de crianças pobres – 15% da população infantil assistida pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (29/05), somente na Europa há 13 milhões de crianças pobres.

O estudo intitulado "Crianças pobres em países ricos" abarcou os 27 membros da União Europeia, mais Islândia, Noruega, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. A situação mais grave é a da Romênia, Bulgária e Hungria e na melhor situação estão a Islândia, Suécia e Noruega, assinala o documento.

O estudo analisa duas grandes variáveis: a chamada pobreza relativa, que corresponde às crianças de lares onde a renda é equivalente à metade da média nacional e a situação de privação, que ocorre quando um menor carece de dois ou mais dos 14 elementos considerados indispensáveis, como a alimentação, condições para estudar, livros adequados a seu nível de conhecimentos e outros.

De acordo com o relatório, um dos casos que chamam a atenção é o da França. Para o Unicef, o país desperdiça dinheiro público. A França é o país que mais gasta verba pública em políticas familiares: 3,7% de seu PIB (Produto Interno Bruto) são investidos no setor, ficando atrás apenas da Itália.

Apesar dos investimentos, a França ocupa o 14° lugar no ranking de crianças pobres. O relatório informa que há cerca de 1,3 milhão de crianças francesas consideradas pobres, o equivalente a 8,8% da população infantil. Do total, a metade mora em locais insalubres e 20 mil crianças não têm domicílio fixo.

Fonte: Opera Mundi

Postagens populares