'Judas': Lady Gaga incomoda cristãos


Mais uma vez Lady Gaga chocou os cristãos, desta vez o alvo é o novo clipe da cantora, "Judas", que segundo boa parte dos cristãos é o cúmulo da blasfêmia. No clipe da canção, a cantora se caracteriza como Maria Madalena, a ex-prostituta (até 1969) que é considerada santa por diversas igrejas. Os longos cabelos, com os quais Madalena secou os pés de Jesus Cristo depois de banhá-los, foram incorporados a um visual gótico, com roupas escuras e maquiagem pesada.

Judas Iscariotes é creditado pela traição que levou o Jesus a crucificação. A canção de Gaga, ao invés de se aproveitar do conceito de Judas – que se tornou sinônimo dos instintos humanos mais vis -, referencia sua imagem como um objeto de amor e desejo da cantora.

A própria cantora dirigiu o clipe, com auxílio da coreógrafa e diretora criativa Laurieann Gibson, em que interage com uma versão motoqueira de Jesus, vivido pelo ator Ricky Gonzales (da série “Reaper”), além de Judas, interpretado por Norman Reedus (série “The Walking Dead”), e os apóstolos. O vídeo também está repleto de detalhes religiosos, escondidos ou escancarados.

Em entrevista ao canal E! nesta quinta (5/5), dia do lançamento mundial do clipe, a cantora disse que o vídeo não é um manifesto religioso. “É um manifesto cultural. É uma metáfora, não uma aula bíblica”, ela explicou.

Sobre o sentido da música, ela já tinha dito: “É sobre honrar sua escuridão para que se possa chegar à luz”. Gaga também diz que considera “Judas” uma canção muito divertida para dançar. “Poderia ser uma música de um padre pop”, brinca.

Em tom mais sério e condescendente, a co-diretora Gibson garante que sentiu a presença de um ser superior durante a realização do clipe. “Eu acho que Deus inspirou e se colocou nos corações de todos nós. Acho que Gaga fez algo realmente mágico”, disse.

Porém há muitos que discordam dessa interferência divina. A Liga Católica pelos Direitos Civis e Religiosos dos EUA não está nem um pouco satisfeita com a empreitada. O presidente da Liga, Bill Donahue, divulgou um comunicado no qual se refere ao vídeo como uma “manobra propagandista”.

Para ele, Gaga “está tratando de copiar toda a imagem cristã para apoiar suas atuações mundanas, aborrecidas e sem talento. Há pessoas com talento real e há Lady Gaga. Eu acho Gaga cada vez mais irrelevante. Será que esta é a única forma de ela dar propulsão à sua performance?”, condenou o represente.

Ao partir por esse caminho, os membros da Liga sugerem que a cantora lhes incomoda por motivos que não estejam relacionados com o clipe em questão. Lady Gaga sintetiza em sua persona elementos que a sociedade prefere ignorar, e é natural que aqueles que se fecham dentro de uma única visão de mundo se choquem quando confrontados pelo que antes passava despercebido.

Aí, caberiam as lições de amor e tolerância que Jesus pregou em vida. Alguns, porém, vivem o ano inteiro como se estivessem em uma encenação da Paixão de Cristo: mais voltados para o calvário de Jesus do que para os seus ensinamentos. A agressividade, mais uma vez, não leva a lugar nenhum.

Enquanto os admiradores de Gaga se esbaldam nas pistas, seus acusadores bradam.

Veja o vídeo e as fotos abaixo:


Postagens populares