Chávez mantém maioria no parlamento, mas divide o poder com oposição

Foto: Miguel Gutierrez / AFP

Os adversários do presidente Hugo Chávez conseguiram 61 das 165 cadeiras da Assembleia Nacional que estavam em disputa nas eleições deste domingo (26). Assim, se desfaz a maioria absoluta do governo chavista no Parlamento venezuelano, segundo informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país nas primeiras horas desta segunda-feira(27).




Em seu primeiro boletim, o CNE disse que o Partido Socialista, ao qual pertence Hugo Chávez, obteve 90 assentos na Assembleia, com pelo menos 95% das urnas apuradas. A presidente do CNE, Tibisay Lucena, informou que o bloco opositor da chamada Mesa da Unidade Democrática ficou com 59 deputados. O partido Patria Para Todos (PTT), que no início do ano se separou da aliança governista, elegeu dois congressistas.

Segundo Lucena, ainda faltavam definir 11 cadeiras, que incluem os cinco parlamentares do estado de Apure. A participação popular alcançou 66,45% de uma população eleitoral de 17,5 milhões de pessoas.

Em sua conta no Twitter, Chávez comemorou o resultado das eleições.

"Bom, meus queridos compatriotas, foi uma grande jornada e obtivemos uma sólida vitória, suficiente para continuar aprofundando o Socialismo Bolivariano e Democrático. Devemos continuar fortalecendo a Revolução!! Uma nova vitória do povo. Felicito a todos", expressou o presidente.

Lucena justificou a demora de quase sete horas para a divulgação do primeiro boletim do CNE com a intenção do órgão de obter a maior quantidade possível de informação antes de divulgar qualquer dado.

Fonte: Zero Hora

Postagens populares